quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Empresas no Brasil que alugam MotorHome

Alugueis Brasileiros



Para o público que deseja alugar um motorhome para uma viagem, as opções não são muitas. Após intensa pesquisa, somente cinco empresas foram encontradas com preços não muito atrativos a quem busca uma opção mais barata de viagem/estadia. Os modelos oferecidos por ambas encostam no problema crônico da cultura motorhome do Brasil: excesso de luxo. Itens como TV de tela plana, micro-ondas, Banheiro, entre outros, são itens de série.

Apesar do atendimento ser bastante cordial destas empresas de aluguel de motorhome, os preços espantam quem procura uma vantagem por unir moradia e transporte em viagens nacionais e internacionais. Uma outra “pegadinha” é a obrigatoriedade na contratação do serviço: algumas empresas não incluem em suas páginas o seguro obrigatório.

Os custos do aluguel de motorhome podem variar entre R$ 300 e R$ 1.000 por dia e estes preços variam de acordo com a alta ou baixa temporada. A quantidade de pessoas também impacta no preço.

À primeira vista é um valor caro, mas ao se informar deve ser levado em consideração que os custos de passagem (ônibus ou avião), hospedagem (hostel, pousada ou hotel) e aluguel de carro estão embutidos no valor final.

Maioria dos veículos podem ser usados para viagens em países da América do Sul como Uruguai, Argentina e Chile por algumas empresas, por isso informe-se antes de planejar um aluguel de motorhome para uma viagem deste tipo. A escolha do modelo deve levar em conta que tipo de habilitação possui o motorista (categorias B, C, D ou E).

Segundo o site das empresas, é possível dirigir os veículos com carteira de motorista das categorias B, C, D ou E e há modelos disponíveis para grupos de duas a seis pessoas.

Um outro ponto negativo e que salta aos olhos do cliente é o design do site das empresas. Muitos parecem ter sido criados na década de 1990 e não passou por uma repaginação desde então.


As empresas brasileiras de aluguel de motorhome são:

·         Vandão

·         Itutrailer

·         Rody trailer

·         Universo dos Viajantes

·         Aluguel MotorHome

·         MyHome Aluguel

https://blogdescalada.com/aluguel-de-motorhome-no-brasil-onde-alugar-uma-casa-sobre-rodas-em-territorio-brasileiro/

Mercado brasileiro

 Mercado brasileiro


Após um crescimento consistente nos últimos quatro anos, com taxas superiores a 100%, o mercado brasileiro surpreendeu em janeiro de 2019 em reservas de motorhomes. O País liderou pela primeira vez na história o número de reservas em um único mês, demonstrando que o produto tem agradado cada vez mais famílias e grupos de amigos em viagens para conhecer novos destinos na América do Norte, de acordo com a Cruise America. “O balanço geral de 2019 ainda não está disponível, mas a expectativa é de um crescimento em torno de 25% em relação a 2018”, afirmou Eduardo, da Cruise America.

“Desde que iniciamos a representação no produto no mercado brasileiro, há cinco anos, vemos um crescimento significativo ano a ano. Mesmo durante anos de crise, a Cruise America apostou no mercado brasileiro e hoje o País se destaca internacionalmente alcançando níveis de representatividade que mercados como Europa demoraram mais de 10 anos para alcançar”, disse Eduardo.

A empresa brasileira que atua no mercado americano – Duek Motorhomes, detectou um aumento de 40% na procura por aluguéis de sua frota de veículos somente nos últimos três meses de 2019. Uma conduta que pode estar sendo motivada pela alta do dólar no Brasil. Ainda de acordo com a empresa, houve aumento da procura por grupos de amigos interessados em desfrutar o carnaval desbravando as cidades americanas através do veículo.

www.mercadoeeventos.com.br/noticias/servicos/motorhome-entenda-o-estilo-de-viagem-que-se-tornou-tend

Cultura dos MotorHome no Brasil!

 MotorHome no Brasil!

Viajar de motorhome tornou-se uma tendência após a necessidade de isolamento e distanciamento social em decorrência do corona vírus.

A casa sobre rodas tem sido muito procurada por aqueles que não abrem mão de viajar, com liberdade e maior proximidade com a natureza. Esta já tem sido uma modalidade utilizada há tempos por americanos, argentinos e australianos.

No Brasil, esse estilo de viagem está sendo adotado aos poucos, isso pode ser explicado por alguns fatores, como: estradas sem qualidade, a baixa oferta de veículos, preço elevado, falta de segurança e até mesmo pela questão cultural, já que o brasileiro costuma associar o conceito de férias a não se fazer nada, o que não é o caso de quem acampa usando uma casa sobre rodas, como na tendência do caravanismo.



O Brasil é um bom lugar para viajar de motorhome?

Existem ótimos roteiros para viajar de carro pelo Brasil, porém, quando falamos em viajar de motorhome e outros veículos desse porte, existem fatores, como a falta de segurança e estrutura.

O Brasil não tem uma tradição de acampamento tão forte como nos Estados Unidos e Europa, onde existem grandes redes de apoio para campistas por questão cultural.

Assim, no Brasil não há ainda infraestrutura com qualidade que facilite deslocamentos longos, mas isso não quer dizer que não haja possibilidade de se fazer uma viagem assim, basta ter um maior planejamento quanto às rotas e pontos de parada.

Para isso é possível utilizar sites e apps que indicam campings em todo o país como o MaCamp e Camped, visualizando detalhes da estrutura, assim como as avaliações de outros usuários. De acordo com o guia do MaCamp, há mais de mil opções de campings e pontos de apoio no país, principalmente no litoral do Nordeste, Sudeste e Sul.

www.divelp.com.br/blog/viajar-de-motorhome/

Vantagens e desvantagens do motorhome

Vantagens:



Liberdade

Esse estilo de viagem oferece mais liberdade, já que você estará no comando. Assim, se quiser trocar de rota ou simplesmente ficar mais um dia em um lugar que tenha gostado, não há problemas.

Praticidade

Nada de check-in ou check-out e nem mesmo desperdiçar tempo ao desfazer as malas. O motorhome oferece uma experiência confortável e prática, pois não há nada que você não possa fazer dentro dele, inclusive cozinhar as próprias refeições e tomar banho.

Possibilidades de roteiro

Você pode visitar inúmeros destinos de uma só vez. Esse estilo de viagem permite montar um itinerário com várias combinações diferentes. Desta forma, é possível até mesmo conhecer um estado diferente por dia.

Economia

Isso pode variar, mas na grande maioria das vezes viajar de motorhome oferece economia, já que o custo com hospedagem, preço das passagens, aluguel de veículo e restaurantes, em uma viagem convencional, pode sair bem mais caro.

 O ideal é levar em consideração o aluguel do veículo (se este for alugado), gastos com combustível, seguro, campings, alimentação e os utensílios necessários (caso não estejam incluídos no pacote) e comparar com os gastos da viagem convencional.

Artigos Relacionados

“What Drives Us”: documentário relata a relação entre uma van e astros do rock

Transporte de carga na picape: confira 7 orientações de segurança

Desvantagens:

Férias forem sinônimo de não fazer nada

Ainda que seja uma viagem tranquila, é necessário ter cuidados com limpeza e alimentação, assim como você faz em casa. Então, se você deseja serviço de quarto e café da manhã pronto, talvez seja melhor optar por um hotel.

Rapidez e velocidade forem aspectos importantes

Como o motorhome é um veículo pesado, consequentemente é também mais lento, desta forma, não há como percorrer a estrada com velocidade. Além disso, em algumas estradas de vários países, há um limite menor do que os carros de passeio para esses veículos. A propósito, esse tipo de viagem é para ser sem pressa, com mais calma para contemplar tudo.

A sua viagem incluir cidades grandes

O motorhome, assim como outros veículos da categoria, não combinam com o trânsito, pois podem ser difíceis de dirigir em ruas mais estreitas e arranjar vagas para estacionar. Caso faça questão de ter esses destinos em seu itinerário, é preferível utilizar transporte público ou alugar um veículo de passeio.

www.divelp.com.br/blog/viajar-de-motorhome/

Por onde começar o seu motorhome?

Analise bem:


Como comprar um desses costuma sair caro para o bolso. Confira pontos importantes a serem analisados:

Adquira um veículo – Para começar a montar o seu trailer, é necessário comprar uma van de uso comercial como, por exemplo, uma van de entrega ou um ônibus escolar fora de uso.

Liste os itens necessários – Em uma lista e com base no tamanho que será o motor-home, coloque tudo o que você irá precisar para o trailer: geladeira pequena, TV por satélite, cooktop, camas múltiplas, armários compactos (de preferência, projetados especialmente para o motor-home por um marceneiro), entre outros.

Não esqueça de deixar passagens livres para se locomover dentro do ambiente e prefira camas que possam ser transformadas em sofás e móveis práticos que economizem espaço.

Móveis planejados para uso móvel – Como a ideia é deixar o motor-home o mais confortável e menos apertado possível, compre aparelhos, camas, armários e balcões produzidos especialmente para uso móvel, uma vez que eles costumam ser menores e possuem adaptadores e equipamentos de confecção específica para um trailer.

Não esqueça do sistema elétrico – Lembre-se de que os aparelhos precisam de uma alimentação de 12 volts, portanto, projete o sistema de eletricidade de acordo com as necessidades da lista acima.

Pense quanto à necessidade de um banheiro – Se a ideia for usar o motor-home apenas como acampamento em um parque de trailers, não haverá necessidade de um banheiro. Coloque-o no projeto ou pense em apenas uma unidade portátil para uso de emergência.

Sistema de armazenamento de água – Se for usar o sistema de armazenamento de água somente para cozinhar ou para limpeza, prefira um com capacidade para 19 litros. Já se quiser colocar chuveiros e água corrente no trailer, será preciso uma quantidade maior de água. Lembre-se de instalar os tanques antes de construir o interior.

mecanicaonline.com.br/2015/04/como-montar-um-motor-home/

Estilo de Vida do MotorHome (Part. 2)

 “Existe uma certa resistência dos viajantes”, Oskar Kedor.



Para Oskar Kedor, CEO da Mobility, a dificuldade é que o mercado brasileiro não entende o produto pois não é algo que está no dia-a-dia do viajante.

O primeiro passo é entender o que é um motorhome. O motorhome é um veículo motorizado adaptado, uma espécie de casa móvel que pode ser equipada com cozinha, geladeira, micro-ondas, banheiro com chuveiro quente, pia, camas, mesa para refeições, guarda-roupa, gerador de energia, ar-condicionado, fogão, televisão, lareira, churrasqueira e etc. Geralmente, os veículos têm capacidade para hospedar de 4 à 8 pessoas confortavelmente.

A locação desses veículos tem um preço médio de US$ 70 a US$ 150 por dia- o preço varia de acordo com a localidade, antecedência em que a reserva é feita e da quantidade de dias. Uma pesquisa realizada pela CBRE (empresa americana de serviços imobiliários comerciais e de investimento), afirmou que uma viagem em um motorhome para uma família de quatro pessoas pode sair de 20 à 60% mais barato do que viagens em outros tipos de hospedagem.

Uma das dúvidas mais frequentes é: o que é necessário para conduzir um motorhome? Segundo a Mobility, os motorhomes de até 3.5 toneladas exigem apenas a CNH de categoria B, além da documentação básica como passaporte e cartão de crédito com limite para caução. Mas é recomendável também a carteira de habilitação internacional. Ao locar um motorhome, ele já virá com a manutenção em dia fazendo com que as preocupações sejam reduzidas.

Estilo de Vida do MotorHome (Part. 1)

“O espírito da viagem é explorar as regiões”, André Duek.


“Os parques nacionais nos Estados Unidos não podem ter hotéis por serem áreas reservadas, mas têm espaços dedicados para campings, o que permite que o passageiro viajando de motor home possa aproveitar ainda mais o local e vivenciar outras experiências, uma vez que tem a possibilidade de pernoitar no parque”, explicou André Deuk, dono da Duek Motorhomes, empresa brasileira que investe no segmento nos Estados Unidos.

“Os brasileiros estão descobrindo isso cada vez mais, principalmente por essa liberdade. Além disso, uma viagem como essa faz com que o passageiro ganhe muito tempo também, porque ele não há check in e check out em hotéis ou em aeroportos. Nem mesmo desarrumando e arrumando mala. Em uma viagem de uma semana, perde-se aproximadamente 20% do seu tempo com essas questões e em uma viagem com motorhome isso não acontece”, analisou André.

Para a Cruise America, empresa que já se promove no Brasil há alguns anos, os brasileiros buscam novas experiências de viagens e buscam a liberdade de organizar uma viagem no seu próprio tempo. “Essa flexibilidade de poder pernoitar dentro de parques nacionais e poder reunir família e amigos em volta de uma fogueira, por exemplo, tem atraído cada vez mais viajantes em busca de uma viagem bem ao perfil norte-americano”, explicou Eduardo Genekian, representante da Cruise America no Brasil. 

Muitos ainda acreditam que é esse tipo de viagem envolve muito planejamento e que é necessário uma habilitação especial para conduzir motorhomes. Por isso, muitos acabam desistindo da ideia sem ao menos pesquisar melhor sobre o assunto. Os agentes de viagens também têm culpa no cartório porque segundo André Duek, este é um produto muito simples de se vender mas “o brasileiro tem resistência pra testar e vender produtos novos”.

De acordo com ele, o produto é simples porque complementa o portfólio e não conflita com nada que a agência possa oferecer – com exceção dos cruzeiros. “Tudo que a agencia vende (hotéis, passagens aéreas, seguro viagem), pode ser feito com os pacotes do motorhome. É nisso que treinamos os agentes, queremos explicar para eles o conceito da viagem”, explicou André.

www.mercadoeeventos.com.br/noticias/servicos/motorhome-entenda-o-estilo-de-viagem-que-se-tornou-tend

Renault Master MotorHome

Interior da Renault Master   https://www.youtube.com/watch?v=Oofr2kzSzcY